Por Alesi Gradici (Comunicação consiste em Jornalismo e Publicidade)
Por Tábata Igrejas
A
Universidade oferece há 17 anos o curso de graduação em comunicação social.
A
Universidade Castelo Branco tem seu campus
sede em Realengo, na Avenida Santa Cruz e foi a primeira universidade da Zona Oeste. O curso de comunicação
social possui 17 anos. Em 2011, os cursos foram divididos, abandonando a
nomenclatura “comunicação social”, que não é mais utilizada por orientação do
MEC. Hoje são reconhecidos como cursos independentes: jornalismo e publicidade.
A coordenadora e professora Rosangela Rocha, que trabalha há
quatorze anos na instituição, afirma que muita coisa mudou durante esses anos.
Por exemplo, quando surgiu o curso, não existia o ICOM (Instituto de
Comunicação e Marketing) eram apenas laboratórios e os setores da empresa eram
separados. “Eram
departamentos isolados que não tinham uma estratégia de marketing, de
relacionamento como tem hoje, que tudo faz parte do ICOM”, afirma a coordenadora do curso de publicidade.
A
coordenação do Malafaia foi a responsável por montar o ICOM junto com a
professora Patrícia que teve uma passagem rápida, de apenas um semestre como
coordenadora. Com a saída dela, a professora Luciana Julião assumiu a
coordenação de comunicação e a professora Alice Selles ficou como coordenadora
adjunta por causa da área de publicidade. As professoras ficaram cinco anos
trabalhando na coordenação.
Os
laboratórios foram melhorando e renovando o equipamento, juntaram-se todos os
setores que são de marketing e comunicação da instituição em um Instituto de
Comunicação e Marketing. O laboratório de fotografia está vinculado ao ICOM e
ele é utilizado para fazer fotografias para manuais, materiais da instituição,
eventos e para as áreas de fotopublicidade e fotojornalismo. Não só ele, mas os
demais laboratórios servem para atender a instituição e os cursos de
publicidade e jornalismo. Além do crescimento do
curso de modo geral, houve uma mudança em termos de currículo por leis
estabelecidas pelo MEC.
“A
gente estudava mais a parte tradicional do jornalismo. De uns dois anos pra cá,
começou a investir mais nessa parte de mídias em relação a facebook e twitter.
O curso está mais voltado para essa área.”, disse Carine Maciel, estudante de
jornalismo e estagiária de mídias sociais no ICOM. Carine estuda na Castelo
desde 2010 e trabalha no ICOM há quatro meses. A estudante, a princípio, pensava em fazer cinema e ficava na dúvida, mas optou pelo
jornalismo: “(...)
quando entrei na faculdade de jornalismo eu comecei a me interessar por
jornalismo também, aquela parte de redação e tal. Aí eu comecei a gostar e
agora não quero mais largar de jeito nenhum.”
boa matéria, bem apurada e escrita!
ResponderExcluirAlexandra