Fonte: http://www.rj.gov.br |
Por Clycia Macedo
Como sabemos, a UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) do Batan é a única da nossa região (Zona Oeste do Rio de Janeiro), inaugurada em 18 de fevereiro de 2009, foi a terceira unidade da cidade. O blog resolveu contar um pouco da impressão dos moradores e o que mudou na comunidade.
A comunidade fica localizada as margens da Av. Brasil, uma das principais vias da cidade, e sofreu por muito tempo o domínio do tráfico. A UPP chegou para mudar essa realidade e conseguiu levar aos moradores segurança e melhorias significativas em outros setores importantes.
Basta andar pelas ruas para perceber tais melhorias, de cara encontramos uma boa iluminação, com novos postes instalados e conservados. Serviços públicos, que antes não chegavam, hoje funcionam e ajudam a manter a comunidade mais limpa, como a coleta de lixo, saneamento e água potável em toda região. O Batan foi incluído no Projeto Bairro Maravilha, da Prefeitura do Rio.
O comércio chegou
Depois da retomada, o Batan virou um bom investimento para os comerciantes. Andando pela comunidade, encontramos diversas lojas novas. “Aqui tem tudo, não preciso sair para nada. Posso fazer o cabelo, comprar roupa, sapato e o que eu quiser. Melhorou muito a nossa comunidade.” Disse uma moradora.
Investindo na educação
A comunidade, que tem mais de 50 mil moradores, tem mais motivos para comemorar. Um Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (CETEP), da Faetec que oferece diversos cursos em áreas diferentes, foi instalado no Batan e cresce cada vez mais, abrindo vagas para alunos de outras partes da cidade. “Agora posso me especializar para abrir meu próprio negócio. Não moro na comunidade mas me sinto muito seguro aqui, tá todo mundo de parabéns.” Contou o estudante Rafael Neves.
Lazer
Os moradores também ganharam a reforma de praças abandonadas que antes eram utilizadas pelo tráfico e hoje podem praticar esportes e levar os filhos para brincar. "É maravilhoso tudo o que está acontecendo aqui, tenho orgulho de morar no Batan e fazer parte dessa mudança", finalizou um morador.
Ótima matéria! É muito bom ver resultados como esse na nossa região, dá uma sensação de segurança e mesmo de esperança! Eu moro próxima a Vintém e é bem complicado várias vezes, a noite principalmente. Espero que um dia seja possível fazer uma UPP, e que dê certo desse jeito também :)
ResponderExcluirNanda,
www.julguepelacapa.blogspot.com