Fonte: Imagem do Google |
Por Ana Carolina Oliveira
O gigante acordou e parece estar com insônia. Desde o mês de junho desse ano, a onda de protestos invadiu várias cidades do Brasil. O aumento da passagem de ônibus para R$ 2,95 desencadeou as manifestações no Rio de Janeiro. Aos poucos, os manifestantes mostraram que “não era só pelos 0,20” e passaram a exigir mais dos seus direitos.
Em meio às caras pintadas e rostos cobertos, coquetel molotov e spray de pimenta a gente foi seguindo. Os protestos pareciam ter saído do controle. Lojas foram saqueadas e destruídas. A Cidade que já não era tão maravilhosa assim foi se tornando um cenário de guerra. Empresas liberavam seus funcionários mais cedo, o medo assombrava a população.
A falta de educação da população, os chamados “vândalos” e o abuso de poder da polícia tornaram ainda mais interessante e empolgante a “Revolta do Vinagre”. A população acabou sendo ouvida pelo governo e uma vitória foi alcançada. A passagem volta ao seu preço de início (que já era um roubo!) e podemos juntar nossos 0,20 (que sim, nos faz falta!).
As manifestações desencadearam a CPI dos ônibus que foi criada para investigar supostas anormalidades no processo de licitação das linhas de ônibus do Rio. Como tudo nesse país é difícil, lento e complicado, a CPI foi iniciada, suspensa, recomeçada... E desse jeito caminhamos lentamente. O governo fingindo que trabalha e a sociedade disfarçando acreditar.
Nós brasileiros, que nos tornamos patriotas tão rápido, temos o dever de lembrarmos desse momento tão histórico quando estivermos na urna eleitoral, prestes a escolher àqueles que falarão por nós. Não deixemos que as manifestações acabem em “pizza”. Vimos que “o povo unido jamais será vencido” e, aposto que essa frase nunca fez tanto sentido pra você quanto agora. O país é nosso! Preciso acreditar que aquela multidão não foi às ruas somente para cantar: “Somos o futuro da nação, geração Coca-Cola...”, e esquecer tudo depois. Sabemos que até ratos habitam nessa geração... Mas isso é conversa para outro artigo.
Olá!
ResponderExcluirEssas manifestações foram mesmo incríveis! Ver todo mundo com espírito patriota, defendendo seus direitos e de todos do país, foi de arrepiar! Agora é esperar que a insônia siga firme e forte e que o gigante não volte a adormecer por anos, deixando todos conformados com a situação.
Foi uma movimentação linda! Sempre existem alguns que querem fazer baderna, isso é normal em todo protesto, mas o que vale, o que importa, são aqueles que estão lá para lutar por todos nós!
Nanda
www.julguepelacapa.blogspot.com