Foto: Reprodução |
Por Caroline Chaves
Estagnada, esta é a situação da CPI dos ônibus... No dia 15 de setembro, o desembargador da 13ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, Agostinho Vieira, determinou a suspensão da CPI. O motivo? Um grupo de vereadores, dentre eles Eliomar Coelho do PSOL, autor da CPI dos ônibus, contesta a formação da Comissão. A maior parte dos membros da comissão é formada por aliados ao então prefeito Eduardo Paes...
Instaurada em 22 de agosto a CPI do ônibus teve seu início na revolta dos vinte centavos, quando o povo cansado da impunidade do sistema político brasileiro foi às ruas clamando por um transporte público de qualidade, educação, saúde... O objetivo da CPI é avaliar os contratos das empresas de ônibus com a Prefeitura. As sessões de votação da CPI foram marcadas por protestos e manifestações, dentre eles, o enterro simbólico de governador Sérgio Cabral e alguns vereadores da comissão e ainda uma chuva de moedas.
Foi necessária uma CPI para revelar o que o povo já está cansado de saber: a péssima condição do transporte público do Rio de Janeiro. Ônibus caindo aos pedaços, sem condições mínimas de higiene, enormes filas de espera, terminais em péssimo estado de conservação, motoristas em função dupla, falta de acessibilidade aos portadores de deficiência física e inúmeras outras precariedades... Acredito ser necessário que o senhor governador, o excelentíssimo prefeito e os caros vereadores passem a utilizar do transporte público para se locomoverem... Indico que todos tenham que fazer o itinerário Madureira – Bananal da linha 910 acompanhados das baratas que são passageiras cativas do veículo ou que tenham que aguardar mais de uma hora debaixo de sol ou de chuva, dependendo da previsão, o 393 Largo da Carioca/ Bangu nos ótimos pontos da Avenida Brasil.
Essa situação dos ônibus está inaceitável! Não é possível que o povo, que paga taaaanto imposto, tenha que continuar usando esse tipo de transporte no estado que está! Espero, desde o aumento de R$ 2,50 para R$ 2,75 o tal "é para que TODOS os ônibus tenham ar-condicionado" que foi prometido. Mas, pelo que vejo, até agora, o 803 que pego todos os dias -lotado!- continua sem ar, fazendo o monte de passageiros que nele seguem passar mal com o calor.
ResponderExcluirLi agora pouco uma crônica postada aqui falando sobre uma barata dentro do ônibus. Por mais que tenha sido escrita num estilo humorístico, ela mostra mais do que já sabemos: Essa condição absurda que temos que conviver dos ônibus!
Nanda,
www.julguepelacapa.blogspot.com